Coffeholic ou não, você está cafeinado!

By Hot Coffee - 09:34:00

 
 
Coffeholics, não nos enganemos. Não há coisa melhor que aquele cheirinho de café fresco, não é mesmo? Bom, o post de hoje vai para você que faz parte do grupo dos amantes de café! Benefícios, malefícios, curiosidades e muito, mais muito amor.
 
 
 
O café faz aniversário, sabia? No dia 14 de Abril comemoramos o dia internacional do café, a bebida mais amada e consumida no mundo.
 
Café é vida e tem para todos os gostos. Só na rede Starbucks temos centenas de combinações possíveis. Mas em caso de emergência o cafezinho do tio da cantina já ajuda? haha. Mas falando em tipos de café, existe um café que vale ouro! O café mais caro do mundo "Civet Coffee" é produzido na indonésia e é parcialmente mastigado, digerido e excretado por um animal semelhante à doninha, custando 600 dólares o quilo (Aproximadamente 2.100 reais).
 
Ao ouvirmos a palavra café a primeira coisa na qual associamos é a cafeína, verdade? Bom, é isso ai... estamos no caminho certo. Mas antes de falar sobre os efeitos dessa droga em nosso corpo quero falar uma coisinha antes. ( Sim, uma DROGA, você já vai entender! Segura as pontas!).
 
 
Você sabia que os grãos mais claros são os que mais possuem cafeína, e os mais escuros possuem menos? Bom, eu também não sabia. Legal né?
Bom, se você não bebe café não significa que não faz parte dos cafeinados da vida, viu? A cafeína esta presente em alguns tipos de chá, refrigerantes de cola, pó de guaraná e no chocolate. Então, acho que só com esses produtos já descobrimos uma boa demanda de cafeinados, não é mesmo? HAHAHA.
 
Agora que já descobrimos que você não encontra a cafeína só bebendo café já podemos falar sobre ela. A cafeína é a droga mais aceita e consumida no mundo, o termo "droga" pode parecer forte, mas é quase isso. Cafeína causa dependência e provoca crises de abstinência, e mesmo que não vejamos viciados em cafeínas matando e morrendo por ai, não quer dizer que não há malefícios para os que a consomem.
A dose correta de cafeína deve ser d 250 mg, de 4 a 5 xícaras de café ao dia. Essa quantidade nos faz bem, nos motiva e nos dá forças. Mas além de nos manter acordados naquela aula maçante e teórica, ela abrange muitos outros benefícios. Entre eles podemos citar que é um potente antioxidante, ajuda contra o diabetes tipo 2 e cálculos na vesícula biliar. Ainda pode ser usado para combater sintomas de pressão baixa, déficit de atenção, obesidade e dor de cabeça.
Sem falar que combate o câncer de próstata, mama, pulmão e sistema gastrointestinal e pesquisas estudam o uso da substância na prevenção de doenças neurodegenerativas. Estudos já comprovaram o auxílio na prevenção da depressão.
 
Quanto aos malefícios podemos citar o aumento do batimento cardíaco, a ansiedade e agitação; que pode acarretar na insônia. Okay, nada do que não sabíamos né?
Mas além disso, o café é altamente diurético e pode nos fazer ir ao banheiro várias vezes, podendo perder quantidades significativas de sódio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Também pode nos causar mal estar no estômago.
 
Mas então qual seria a hora correta de beber café?
Ao contrário do que pensamos, assim que acordamos não é o horário mais indicado para se tomar café, isso porque os níveis de Cortisol, que também é conhecida como a substância do estresse, ela nos mantém receptivos e nosso corpo responde rapidamente à estímulos do dia a dia. Portanto o horário ideal para tomarmos nosso querido cafezinho é das 9:30 ás 11:30, que é o horário em que os níveis de Cortisol começa a abaixar. O mesmo vale para as 13 hrs, 17:30 e 18:30.
 
É claro que para os Coffeholics, como eu, seguir horários a risca é bem difícil. Nosso lema é "Toda hora é hora de café!"
 
Mas não devemos esquecer de que a cafeína começa a fazer efeito 5 minutos após ingerirmos e dura mais ou menos meia hora, então aproveite-a bem!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários