Eco das almas - Os fantasmas que assombram o Banco Da Nação Argentina em Buenos Aires

By Hot Coffee - 18:11:00

     Nessa minha última viagem a Buenos Aires, conheci um primo meu argentino que mora lá. Fomos a um café e lá ele me contou várias histórias, inclusive as de fantasmas.
     Uma que me chamou muito atenção foi a que se referia ao "Banco De La Nación Argentina", que claramente é um prédio lindo mas que guardas histórias sombrias e horripilantes.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

     Um homem veio fazer um trâmite neste banco, e no escritório um empregado o atendeu com muita gentileza e pediu para que o mesmo voltasse no dia seguinte para terminar os papeis. No outro dia, o homem voltou ao escritório e procurou pelo empregado que o atendeu e não o encontrou.
     Perguntou pelo empregado e lhe disseram que não trabalhava nenhum Pedro Luis Figueira. O homem foi procurar e descobriu que o tal de Pedro Luis Figueira era um traficande de escravos a quem encontraram morto ali mesmo, mas quando era um terreno baldio conhecido como "Hueco de las Ánimas" que em português seria o "eco das almas" em meados de mil seiscentos e pouco.
     História estranha, não é mesmo?
     Este perímetro tem muitas histórias e também é uma das construções mais antigas de Buenos Aires. Em algum momento, foi propriedade de Juan de Garay, que era um fidalgo, explorador e conquistador espanhol que acabou vendendo seu filho em troca de uma camisa e um par de botas.
     Depois foi uma capela e cemitério improvisado, foi um lixão onde todos jogavam de tudo. Foi prostíbulo, lar de cafetões, ladrões, traficantes de escravos e todos os tipos de marginais.
     Foi também Salamanca, la residência del diablo. Foi o lar de um traficante de escravos conhecido como Hermano Pecador.
     Quase foi o primeiro teatro da cidade, mas se incendiou antes mesmo de ficar pronto, também foi o primeiro teatro Colón - lá funcionou a maçonaria.
     Logo foi o primeiro banco nacional, que terminou seus dias com a crise financeira conhecida como "O pânico de 1890".
     E finalmente esse lindo edifício do Banco da Nação Argentina, que como diz as lendas, de noite se aparecem fantasmas caminhando pelos corredores. Pessoas que trabalham lá, já relataram conferir as câmeras de segurança que captaram pessoas andando pelo prédio mesmo quando o banco já estava fechado.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários