Oi pessoal! Hoje eu vim trazer um conteúdo pra vocês que tem haver com o post que fiz a alguns meses, o: Mielomeningocele, que palavrão em?! , em um tópico dessa postagem, eu citei que faço cateterismo... Então, resolvi aprofundar um pouco mais sobre esse ''estilo de vida'' que para muitos ainda é desconhecido.
Primeiramente eu gostaria de deixar claro que no meu caso NÃO DÓI, afinal, eu já estou acostumada... Mas, caso incomode, veja se seu médico não pode indicar alguma pomada anestésica.
Minha breve história com o cateterismo: Minha mãe aplicou a sonda em mim, até os 14 anos de idade... Logo, qualquer pessoa quer ter sua liberdade, pelo menos a de conseguir ir ao banheiro sozinha, né! Quando eu dormia fora, forçava a bexiga para que o xixi saísse apenas com a minha força, mas claro, nunca saia completamente... As vezes acontecia alguns escapes e isso não era nem um pouco legal e totalmente constrangedor.
Logo após esse período de muitos escapes de xixi, eu fui ao meu médico (que vou desde que tinha meses de vida), e começamos a cogitar algumas possibilidades para que eu tivesse mais independência, uma delas foi a operação chamada cistostomia (um ''buraquinho'' é feito na barriga, na direção da bexiga e a sonda é colocada lá, para a retirada da urina), porém, não foi necessário.
Os finalmentes: Foi um dia GLORIOSO para mim! Uma enfermeira veio até minha casa, e me ensinou a fazer o cateterismo SOZINHAAAAA (uhuuuu finalmente), eu tenho muita dificuldade com a abertura das minhas pernas, então, desenvolvi técnicas para que eu conseguisse passar a sonda sem abri-las tanto assim.
Inicialmente eu tinha muita dificuldade em achar minha uretra, mas com a prática e tempo, passei a fazer até com os olhos fechados.
Como fazer a sonda:
Material necessário:
- Cateter limpo;
- Sabonete ou álcool para limpeza das mãos.
- Lubrificante (se necessário)
- Reservatório para colher a urina (jarra, bacia, saco plástico, vaso sanitário etc).
- Espelho (se necessário);
- Lanterna (se necessário).
1. lave bem as mãos.
2. limpe seu órgão genital.
3. Use uma mão livre para pegar o cateter.
4. Separe os lábios da vagina (caso for mulher, claro) e introduza a ponta no catéter em sua uretra (ela se encontra a um ou dois dedos acima do buraquinho da vagina).
5. Empurre o cateter um pouco mais de 2cm para dentro, até que a urina comece a sair.
6. Rode, puxe um pouco, enfie um pouco para dentro... Enfim, mexa o cateter para ter certeza de que a urina saiu completamente.
PRONTINHO!! (não esqueça de dar descarga hahaha).
Higiene é fundamental.
Enfim pessoal, espero que tenham gostado e entendido um pouco mais sobre cateterismo, não é nenhum bicho de sete cabeças e foi uma das maiores conquistas em minha vida! O processo de aprendizagem foi um pouco demorado, mas quando queremos MUITO uma coisa, o negócio é não desistir, né?
Para qualquer coisas que quiserem conversar, criticar, elogiar, ou perguntar, é só deixar aqui nos comentários! Seja do insta, facebook ou daqui do blog mesmo!
Beijinhos!

0 comentários